Muitos dos nossos comportamentos alimentares são inconscientes e podem desencadear o consumo de alimentos errados, quantidades inadequadas e em momentos impróprios. Por consequência, esses comportamentos podem ter impacto negativo na nossa qualidade de vida.
O ato de comer não significa somente prover alimento para o nosso corpo. O ato de comer nos dá a oportunidade de apreciar a comida, de cuidar de nós mesmos, e praticar a gratidão e atenção. Entretanto, nem sempre nos alimentamos com atenção, em geral enquanto comemos, pensamos no que te teremos que fazer a seguir ou em todas as coisas que termos fazer no dia. Este hábito anula a possibilidade de prestar atenção à comida e tendemos a
comer mais do que o necessário e não saboreamos os alimentos.
Para se alimentar de forma consciente você pode praticar as seguintes
estratégias:
- Sente-se para comer. É mais fácil perder a noção de quanto você come quando está andando. Não coma enquanto estiver fazendo outras coisas ao mesmo tempo.
- Observe os alimentos antes de comê-los por no mínimo por 30 segundos. Os alimentos também podem ser apreciados visualmente.
- Pelo menos no primeiro minuto de cada refeição, preste atenção ao gosto, à textura e ao aroma da comida. Você vai apreciar muito mais do que se engolisse de automaticamente.
- Desligue a TV ou qualquer outra coisa que tenha uma tela (tablet, celular, computador…) para evitar distrações.
- Alimente-se com calma. Não adianta desligar seu celular, a televisão, a música se você “não desligar” seus pensamentos. Preste atenção ao que come, e tenha foco no momento presente. Deixe para pensar no que você terá que fazer depois das refeições quando terminar de comer.
- Descanse os talheres ao lado do seu prato enquanto mastiga.
- Coma o suficiente. Para não exagerar e comer além do necessário, coma em pelo menos vinte minutos. O estômago só vai enviar o sinal de saciedade para o cérebro após aproximadamente 20 minutos. Se você come “depressa demais” ou de maneira distraída, você tende a não perceber quando está saciado e tende a comer mais do que o necessário.
- Não engula as emoções: observe se a sua alimentação tem um componente emocional. Você já deve ter ouvido a expressão “comer por ansiedade”. Várias vezes comemos quando nos sentimos sós, frustrados, tristes ou irritados e o alimento passa a ser uma resposta a um estado emocional e não a uma necessidade física. Se você estiver se sentido só, opte em encontrar uma companhia ao invés de comer.
- Para saber se você está com fome ou não, preste atenção ao seu estômago e não à sua mente. Por causa do forte componente emocional, talvez a sua mente possa responder que sente fome, embora o estômago não sinta.
A alimentação consciente, baseada em práticas de Mindfulness, (Atenção Plena) contribui para termos mais foco momento presente. No que se refere à alimentação, cada vez que comemos de maneira consciente, temos a oportunidade de apreciar a comida, de cuidar de nós mesmos, e praticar a gratidão e atenção além de melhorar nossa saúde física e mental.
Gostaria de baixar este conteúdo? Clique aqui! Para receber diretamente no seu e-mail cadastre-se na minha newsletter!