Editora Sena São Paulo

É Hora do Show

Técnicas para elevar o seu treinamento a outro patamar.

Em É hora do show, você irá encontrar, entre outras coisas: quais são as competências para ser um instrutor bem-sucedido, o que é necessário para ministrar um treinamento eficiente, quando ele é indicado, como criar ambientes favoráveis para aprendizagem e estratégias para lidar comportamentos difíceis. Você vai identificar como os obstáculos podem ser revertidos em oportunidades. Se você é um instrutor, comunicador, profissional de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), professor ou um líder em busca de excelência, irá encontrar respostas neste livro.

Quer que suas práticas sejam elevadas a um outro patamar? Deseja que seu público fique engajado e obtenha bons resultados? Descubra as técnicas de facilitação apresentadas pelo autor que podem ser aplicadas para programas presenciais ou virtuais.

Sumário:

  1. Introdução
  2. Definição e objetivos do treinamento
  3. Abordagens de treinamento
  4. O treinamento é a solução?
  5. Levantamento de necessidades
  6. O perfil de aprendizagem dos participantes
  7. O que vimos até aqui
  8. Objetivo instrucional: definição
  9. Dois tipos de conhecimento: declarativo e procedimental
  10. Como criar um ambiente favorável a aprendizagem
  11. Os seis princípios universais sobre treinamento
  12. Feedback
  13. Como lidar com comportamentos difíceis
  14. É hora do Show: a arte da facilitação
  15. Atividades “quebra-gelo”
  16. Avaliação
  17. Palavras Finais
  18. Bibliografia        
Editora Senac São Paulo

Liderancaça é uma questão de atitude

Em Liderança é uma questão de atitude você vai encontrar diversas estratégias para gerir e influenciar positivamente a sua vida e das pessoas que convivem com você. Você vai identificar as mais recentes estratégias de liderança praticadas para aumentar o compromisso dos seus colaboradores. Este tipo de liderança independe do cargo, do sexo, do porte físico, da condição social ou financeira.

Alguns temas que considero essenciais para desenvolver a habilidade de liderar são:

  1. Comunicação: em termos de influência o que conta não é o quanto você sabe. mas quanto consegue transmitir deste conhecimento
  2. Iniciativa: estratégias para exercer influência sobre uma situação
  3. Respeito: como se comunicar transmitindo respeito para os outros, como prevenir o assédio moral
  4. Construção de Relacionamentos: estabelecer conexões saudáveis com os outros e fortalecer o seu carisma são habilidades que podem ser desenvolvidas
  5. Resolução de Conflitos: técnicas para conduzir conversas difíceis e fazer críticas construtivas, de maneira que a outra pessoa se sinta respeitada
  6. Execução: estratégias para criar um plano de ação adequado para diferentes contextos
  7. Liderança Quântica: como eliminar os fatores que drenam sua energia
  8. Flexibilidade: como aumentar o seu repertório de estilos de liderança em diferentes situações
  9. Diferentes gerações, diferentes estratégias: conhecer em linhas gerais as características de diferentes gerações possibilita adequar o seu estilo de liderança para diferentes pessoas
  10. Reflexões sobre a liderança e tendências do mercado
  11. A Arte do Engajamento: estratégias para aumentar o compromisso no trabalho.
Editora Senac São Paulo

Vire a Página

Aprenda a resolver conflitos

Em Vire a Página, você vai encontrar diversas estratégias para resolver conflitos seja na sua vida pessoal ou profissional. As técnicas apresentadas são baseadas na comunicação não violenta e na assertividade. O primeiro passo para resolver um conflito é identificar que, muitas vezes nós mesmos contribuímos para o seu surgimento e, a partir desta percepção, a possibilidade de mudar o rumo dos acontecimentos está nas nossas mãos.Em Vire a Página, você vai encontrar diversas estratégias para resolver conflitos seja na sua vida pessoal ou profissional. As técnicas apresentadas são baseadas na comunicação não violenta e na assertividade. O primeiro passo para resolver um conflito é identificar que, muitas vezes nós mesmos contribuímos para o seu surgimento e, a partir desta percepção, a possibilidade de mudar o rumo dos acontecimentos está nas nossas mãos.

  1. Resolvendo Conflitos: Você vai identificar como pode contribuir para um conflito e o que pode fazer para resolvê-lo.    
  2. Congruência: como você pode desenvolver autoridade ao falar e transmitir coerência entre o que você fala e faz.
  3. Descreva: como descrever um fato sem atacar a outra pessoa.
  4. Acordo: como estabelecer acordos eficientes
  5. Resultado: como mencionar os ganhos ou consequências dos acordos para as pessoas envolvidas.
  6. O Contra Ataque: o que fazer quando a outra pessoa reage mal. Como lidar assertivamente com ironias, gritos, silêncios, explosões emocionais, justificativas, abuso verbal e ameaças.
  7. A Prática; exemplos práticos de resoluções de conflitos do dia-a-dia.
  8. Conflitos de informação: como evitar.    
  9. No trabalho: exemplos práticos de como resolver conflitos no ambiente profissional.
Editora Senac São Paulo

Com a Corda Toda

Auto-Estima e qualidade de vida

Em Com a Corda Toda Auto Estima e Qualidade de Vida, você vai encontrar estratégias para fortalecer a sua autoestima em várias circunstâncias: nos relacionamentos de família, de amor, amizade, nos cuidados com a saúde física e mental, no universo do trabalho. Você verá que é possível desenvolver a sua autoestima e exercer mais influência para melhorar sua qualidade de vida.

1.Autoestima e Qualidade de Vida: definição de autoestima e seu impacto para qualidade de vida.

2. Corpo e Autoestima: como se relacionar bem com seu corpo

3.Crenças e Valores: como construir pensamentos e crenças que fortaleçam o seu bem estar.

4.As armadilhas da Autoestima: como identificar padrões de pensamento que podem arruinar a nossa auto estima

5.Assertividade: Técnicas de Assertividade para você comunicar respeitando o ponto de vista da outra pessoa.

6.Como agir…e reagir a críticas e elogios: técnicas para lidar com críticas e elogios de forma saudável.

7.Autoestima e Relacionamentos: o que você pode fazer para melhorar a qualidade dos seus relacionamentos.

8.Autoestima no trabalho: como criar um ambiente de trabalho no qual as pessoas se sintam respeitadas e valorizadas.

9.Autoestima na terceira Idade: como preservar a autonomia da pessoa.

Editora Senac São Paulo

Soltando as Amarras

Emagrecimento e mudança comportamental

Em Soltando as Amarras – Emagrecimento e Mudança Comportamental, você vai encontrar técnicas de autoconhecimento, buscando a melhoria da qualidade de vida, e também a refletir se as crenças nas quais se baseiam seus comportamentos agem ou não a seu favor. Você verá que um programa de emagrecimento bem sucedido não se limita a redução do peso mas também à construção de um relacionamento saudável consigo mesmo e com os alimentos. 

Temas abordados:

  1. O caminho da mudança: como criar objetivos eficientes.
  2. Estresse e emagrecimento: o impacto do estresse no processo de redução de peso, como lidar com mudanças.
  3. A administração da compulsão: estratégias para superar compulsões alimentares.
  4. O poder da linguagem: com utilizar a linguagem para melhorar sua qualidade de vida.
  5. Autoestima: técnicas para fortalecer sua autoestima.
  6. Etiqueta e emagrecimento: técnicas para lidar com desafios de um programa de emagrecimento.
  7. Ser magro é in?: como lidar positivamente com as pressões da mídia.
  8. Orientações e sugestões: dicas práticas de reeducação alimentar.